sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

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O Rap

....A inserção do rap no Brasil, e principalmente nas periferias das grandes cidades, teve uma meteórica aceitação de seus moradores, principalmente daqueles mais jovens. Quer seja por sua história, quer seja por seu rápido sucesso junto às comunidades, os compositores nacionais viram no rap uma ótima possibilidade de fazer uso das canções não apenas para conseguir prestígio entre os ouvintes e faturar com altas vendagens — o que acaba acontecendo com alguns grupos —, mas também para:
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a. propagar idéias e denúncias visando à união dos próprios moradores na busca por soluções para os problemas da comunidade;
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b. conscientizar e ação de toda a sociedade na busca por melhorias nas políticas públicas para o atendimento dessas comunidades;
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c. acabar com a tradição das elites em dar as costas para quem está abaixo na pirâmide econômica.
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...Ao lançar os olhos para todos os grupos nacionais sob a ótica dos propósitos a serem atingidos com suas músicas, vemos que o grupo Racionais Mc’s poderia ser encaixado numa linha política, pelo direcionamento do conteúdo de suas canções. E assim, na esteira da natureza de seu trabalho, buscando desenvolver a conscientização das comunidades mais pobres e união frente aos problemas enfrentados no cotidiano das favelas, esse grupo é tido como um dos mais admirados pelos ouvintes de rap do Brasil. Liderado por Mano Brown, os Racionais Mc’s seguem uma linha de pensamento extremamente crítica em relação à situação dos moradores das favelas e aos padrões impostos pela mídia e alta sociedade como meta a se buscar por pessoas que não têm as vezes nem o que comer. Em suas músicas, os Racionais se colocam como um exemplo de resistência contra o os padrões burgueses, deixando claro que não estão sozinhos nessa luta.
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............................Vinte e sete anos contrariando a estatística Seu comercial de tv
............................ não me engana Eu não preciso de status nem fama Seu carro e
.............................sua grana já não me seduz E nem a sua puta de olhos azuis Eu
.............................sou apenas um rapaz latino americano Apoiado por mais de 50 mil
............................ manos Efeito colateral que o seu sistema fez Racionais capítulo
.............................4 versículo 3” (Racionais Mc's - Capitulo 4 Versículo 3).
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...Através de um discurso dotado de gírias, trazem como principais armas para a luta dos manos: “[...] sua palavra em primeiro lugar. Em seguida, sua ‘consciência’, sua ‘atitude’ — expressões empregadas insistentemente nas letras dos Racionais, e que em termos gerais significam: orgulho da raça negra e lealdade para com os irmãos de etnia e de pobreza” (KEHL, 1999).
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...Lealdade é expressa desde o modo como se dirige aos ouvintes, “manos”, como irmão, como uma forma de direcionar-se a todos os “excluídos”, criando uma corrente de afinidades e demonstrando confiança, consciência e igualdade, sem distanciamento entre artistas e público.
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...Mesmo os “negros limitados”, aqueles que não se preocupam com a consciência negra, não deixam de receber mensagens nas músicas como uma forma de aviso para não continuarem parados, deixando a vida passar, acomodados com o que lhes é imposto:
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............................Então, vocês que fazem o RAP aí
............................São cheios de ser professor, falar de drogas, policia e tal
............................E aí, mostra uma saída,
............................Mostra um caminho e tal, e aí..?’
............................Cultura, educação, livros, escola.
............................Crocodilagem demais.
............................Vagabundas e drogas.
............................A segunda opção é o caminho mais rápido.
............................E fácil, a morte percorre a mesma estrada é inevitável.
............................Planejam nossa restrição.
............................[...] Leia, se forme, se atualize, decore.
............................Antes que os racistas otários fardados de cérebro atrofiado.
............................Os seus miolos estourem e estará tudo acabado
............................(Racionais Mc's – Negro limitado).
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...Mas aqueles que recusam uma identificação com os manos, dando mais valor aos padrões “playboys(1)” de vida e virando as costas para a sua “raça” — fazendo-se assim uma “ovelha branca”, um “traidor” — são condenados pelos músicos nos últimos versos da música “júri racional” por passar para o outro lado, renegar sua cor para defender os “playboys”, e não só aceitar as condições impostas por eles, mas também defendê-las, ignorando a humilhação que moradores da favela passam frente à polícia, às vezes e tão somente por causa da cor de sua pele:
(1) Forma de se referir as pessoas que estão fora do contexto da favela, geralmente os ricos.
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............................Eu quero nos devolver o valor, que a outra raça tirou.
............................Esse é meu ponto de vista. Não sou racista, morou?
............................E se avisaram sua mente, muitos da nossa gente,
............................mas você, infelizmente,
............................sequer demonstra interesse em se libertar.
............................Essa é a questão: autovalorização.
............................Esse é o título da nossa revolução.
............................Capítulo 1:
............................O verdadeiro negro tem que ser capaz
............................de remar contra a maré, contra qualquer sacrifício.
............................Mas com você é difícil: você só pensa no seu benefício.
............................Desde o início, me mostram indícios
............................que seus artifícios são vícios pouco originais, anormais,
............................artificiais, embranquiçados demais.
............................Ovelha branca da raça, traidor!
............................Vendeu a alma ao inimigo, renegou sua cor.
............................Mas nosso júri é racional, não falha!
............................Por quê? Não somos fã de canalha!
..........................“Por unanimidade, o júri deste tribunal declara a ação procedente”.
............................E considera o réu culpado
............................Por ignorar a luta dos antepassados negros
............................Por menosprezar a cultura negra milenar.
............................Por humilhar e ridicularizar os demais irmãos.
............................Sendo instrumento voluntário do inimigo racista.
............................Caso encerrado” (Racionais Mc's – Júri Racional).
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...Na linha da acusação, Mano Brown não poupa argumentos para justificar a situação precária de vida que os moradores das favelas se encontram e o trauma que os descendentes negros carregam no Brasil, pelo preconceito vivido no dia-a-dia e todas as barreiras para ascensão social com dignidade. Para isso, na sua música “Negro Drama” faz um jogo com o tempo, lembrando-se do passado, relacionando-o com o presente e dando indicações de uma consciência que traz consigo uma sede de mudança imediata através da contestação dos próprios oprimidos:
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............................Passageiro do Brasil, São Paulo, agonia
............................Que sobrevivem, em meio a zorra e covardias
............................Periferias, vielas e cortiços
............................Você deve tá pensando, o que você tem a ver com isso
............................Desde o inicio, por ouro e prata
............................Veja quem morre, então veja você quem mata
............................Recebe o mérito, a farda, que pratica o mal
............................Me vê, pobre, preso ou morto, já é cultural
............................Histórias, registros, escritos, não é conto, nem fabula,
............................lenda ou mito
............................Não foi sempre dito, que preto não tem vez
............................Então olha o castelo e não, foi você quem fez cuzão
............................Eu sou irmão, dos meus truta de batalha
............................Eu era a carne, agora sou a própria navalha
............................Tim..tim.. um brinde pra mim
............................Sou exemplo, de vitórias, trajetos e glorias
............................(Racionais Mc's – Negro drama).
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...Num outro trecho da mesma música, Mano Brown trata da questão de uma grande parcela das famílias das periferias: sua composição, quase freqüentemente, sem a presença do pai. Este que, por abandono ou por tragédias, deixa muitas vezes nas mãos das mães a tarefa de assumir sozinha todas as responsabilidades da casa e dos filhos. Assim, muitas vezes, essa dura realidade é responsável por criar no pensamento da sociedade dominante a idéia de que é do seio “dessa família às avesas” que sai mais um habitante que chega à dita civilização sem nenhum valor para os padrões burgueses da sociedade:
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............................Uma negra, e uma criança nos braços,
............................Solitária na floresta, de concreto e aço,
............................Veja, olha outra vez, o rosto na multidão,
............................A multidão é um monstro, sem rosto e coração,
............................Hey, São Paulo, terra de arranha-céu, a garoa rasga a carne,
............................é a torre de babel
............................Família brasileira, 2 contra o mundo,
............................Mãe solteira, de um promissor, vagabundo,
............................Luz, câmera e ação, gravando a cena vai
............................O bastardo, mais um filho pardo, sem pai
............................(Racionais Mc's – Negro drama, grifo nosso).
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...Com intuito de conquistar a confiança de seus ouvintes e mostrar que tudo o que eles dizem em suas letras não é fictício, os Racionais colocam-se como o próprio exemplo de resistência à vida de criminalidade, mas deixa claro que a escolha do caminho que eles percorreram durante a vida não foi fácil, e que muitos não resistiram e ficaram para trás, não resistiram à tentação do dinheiro fácil:
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............................São poucos, que entram em campo pra vencer
............................A alma guarda, o que a mente tenta esquecer
............................Olho pra traz, vejo a estrada que eu trilhei
............................Mó cota quem teve lado a lado, e quem só fico na bota
............................Entre as frases, fases e várias etapas
............................De quem é quem, dos manos e das minas fraca,
............................Hum.. negro drama de estilo,
............................Pra ser, e se for, tem que ser, se temer é milho
............................Entre o gatilho e a tempestade
............................Sempre a provar, que sou homem e não covarde
............................Que deus me guarde, pois eu sei, que ele não é neutro
............................Vigia os rico, mais ama os que vem do gueto
............................Eu visto preto, por dentro e por fora
............................Guerreiro, poeta entre o tempo e a memória, hora,
............................Nessa história, vejo o dólar, e vários quilates
............................Falo pro mano, que não morra, e também não mate,
............................O tic tac não espera veja o ponteiro,
............................Essa estrada é venenosa, e cheia de morteiro
............................Pesadelo, hum, é um elogio,
............................Pra quem vive na guerra, a paz nunca existiu
............................Num clima quente, a minha gente soa frio
............................E um pretinho, seu caderno era um fuzil um fuzil
............................(Racionais Mc's – Negro drama).
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...A escolha é difícil, ainda mais quando a pessoa olha a seu redor e vê apenas uma realidade totalmente contrária a suas pretensões, sobrando apenas idéias que podem trazer uma felicidade imediata, mas ao mesmo tempo problemas piores que os de antes:
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............................Eu sei como é que é, é foda parceiro, Hee, a maldade na cabeça
............................o dia inteiro. Nada de roupa, nada de carro, sem emprego,
............................não tem Ibope, não tem role sem ter dinheiro. Sendo assim,
............................sem chance, sem mulher, você sabe muito bem o que ela
............................quer (HEE....). Encontre uma de caráter se você puder.
............................É embaçado ou não é?
............................Ninguém é mais que ninguém, absolutamente, aqui quem
............................fala é mais um sobrevivente.
............................Eu era só um moleque, só pensava em dançar, cabelo
............................black e tênis all star. Na roda da função "mó zoeira!"
............................Tomando vinho seco em volta da fogueira. A noite inteira,
............................só contando história, sobre o crime,sobre as treta na escola.
............................Não tava nem aí, nem levava nada a sério.
............................Admirava os ladrão e os malandro mais velho.
............................Mas se liga, olhe ao seu redor e me diga:
............................o que melhorou? Da função quem sobrou?
............................sei lá, muito velório rolou de lá pra cá, qual a próxima mãe
............................que vai chorar? Há! Demorou, mas hoje eu posso
............................compreender, que malandragem de verdade é viver.
............................Agradeço a Deus e aos Orixás,
............................parei no meio do caminho e olhei pra trás.
............................Meus outros manos todos foram longe demais:
............................Cemitério São Luis, aqui jaz.
............................(Racionais Mc’s — Fórmula mágica da paz).
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...Num outro recorte da música, “Negro Drama”, Mano Brown deixa uma mensagem para os "bacanas” que sempre deram as costas para a favela e talvez hoje, pela fama do grupo, tentem se aproximar:
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............................Hey bacana, quem te fez tão bom assim,
............................O que se deu, o que se faz, o que se fez por mim,
............................Eu recebi seu tic, quer dizer kit, de esgoto a
............................céu aberto, e parede madeirite,
............................De vergonha eu não morri, to firmão, eis me aqui, você não,
............................Se não passa, quando o mar vermelho abrir,
............................Eu sou o mano homem duro, do gueto, Brown, oba,
............................Aquele loko, que não pode errar (Racionais Mc's – Negro drama).
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...É clara a consciência que os cantores mostram quando se refere a não poder errar, pois sabem que essa sociedade que hoje tenta aproximar-se deles, ao longo da história nunca deu a mínima importância para os problemas das classes mais baixas, deixando para elas apenas o “kit de esgoto a céu aberto e parede de madeirite”, como o ocorrido no episódio do Cabeça de Porco no Rio de Janeiro. Tentam evitar o mínimo contato com as elites, pois sabem que — para continuarem seu caminho na luta para conseguir mais adeptos à resistência ao mundo da criminalidade e da desigualdade social — não podem se deixar levar pela fama, pois seria um erro para seus projetos. Sabem que se isso acontecer poderiam perder toda a credibilidade junto aos moradores da favela, e, além do mais, poderiam ser classificados como mais um grupo que foi comprado pela grande indústria, pondo a perder todo o trabalho conseguido com muito esforço, para atender, por exemplo, somente as exigências impostas por grandes gravadoras.
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...Também seguindo uma linha política, o grupo Trovadores, de Diadema, em sua música, “A verdadeira guerra infinita”, associa a vida de hoje com um campo de batalha onde a luta é para permanecer vivo, não só perante problemas com a criminalidade das grandes cidades brasileiras, mas também ante a necessidade de melhores condições de vida.
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...O grupo reconhece a necessidade de uma “revolução”, “mas não sozinho”, os guerreiros para essa batalha podem ser encontrados no dia-a-dia das cidades:
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............................Logo cedo sem falha
............................Enfrentando a capitania
............................O capataz que guia toda essa rotina
............................Renovada energia que faz mudar essa sina
............................A justiça divina abastece o que é verdadeiro
............................O raio que ilumina e purifica o guerreiro
............................Que liberta o prisioneiro da prisão mental
............................Tocando primeiro em seu lado sentimental
............................O conflito espiritual que busca a liberdade
............................Uma batalha surreal travada na cidade
............................Onde personalidades se perdem na multidão
............................Vindo de várias localidades sem saber pra onde vão
............................Apertados em uma condução que transporta sonhadores
............................Herói, vilão, senhoras e senhores
............................(Trovadores — A verdadeira guerra Infinita).
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...Segundo o grupo, existe uma grande dificuldade em “recrutar” pessoas para essa causa, pois a questão a ser trabalhada se torna muito mais complexa pela falta de orientação das pessoas. As pessoas recebem, sim, informações. Mas não conseguem filtrá-las e estabelecer uma posição crítica sobre elas, sendo então “[...] aliciados por inimigos entrincheirados [por] sistemas de comunicação e espiões infiltrados [que] fazem lavagem cerebral através de ideologias [com] mensagens subliminares todo santo dia [...]” (Trovadores — A verdadeira guerra Infinita).
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...O grupo atribui aos meios de comunicação, como a televisão, a responsabilidade por prender as pessoas em uma realidade alienante. Todos os dias as pessoas esperam para assistir a programas que pouco ou nada trazem de edificante à vida real; pelo contrário, passam-lhes uma realidade camuflada, muitas vezes fora dos padrões sua vida. Imagens que não provocam em seus telespectadores questionamentos, e que fazem com que se sintam satisfeitos apenas com o que lhes é transmitido, gerando na sociedade uma situação de assentimento. Diante disso, o grupo se coloca com o objetivo de levar a sua música para as pessoas:
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............................Que quer entender, compreender, aprender alguma coisa
............................nova, concreta, prestativa, conhecer.
............................Não se limite não seja limitado
............................O que é diferenciado também tem que ser escutado
............................[...] são vários assuntos para abordagem
............................Mas não é só cantar tem que passar uma mensagem
............................Para quem escutar refletir e pensar
............................Levantar pra lutar, sua vida mudar e melhorar
............................Ir atrás de perspectivas novas alternativas
............................Construtivas, decisivas, sadias e criativas
............................Por isso que pra vocês faço essa canção
............................Sai do coração minha composição
............................Minha inspiração (Trovadores — Ouça essa canção).
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...Numa linha diferenciada, surge, na década de noventa, como grande nome do rap com características comerciais, Gabriel o Pensador. Com um repertório mais eclético, o músico circula entre temas variados que vão desde a crítica ferrenha até a alusão a algumas questões menos compromissadas com pensamentos políticos, aciais ou sociais, seguindo uma tendência pop e freqüentando diversas vezes as paradas de sucessos.
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...Na contra-mão da grande maioria dos grupos, que procura não se comprometer com a grande mídia para não terem que se submeter a mandos de pessoas que, na maioria das vezes, ela mesma critica com extrema dureza. Gabriel o Pensador nunca hesitou em participar de programas de grande audiência, considerados programas que apenas exploram a imagem dos artistas com a única finalidade de vencer a disputa pelo índice de audiência entre as emissoras de televisão.
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...Por essa atitude o cantor acabou se transformando num dos grandes alvos de críticas das pessoas que participam do movimento Hip Hop, declarando que a grande “mídia tentou de todas as formas forjar ícones como Gabriel Pensador para o público do Hip Hop, mas não colou! Os favelados responderam com a projeção dos Racionais, GOG, Facção Central, Consciência Humana e muitos outros” (DIAS, 2005, s/p).
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...Participantes do movimento Hip Hop alegam que a aparição de cantores de rap na grande mídia nada mais é do que uma jogada para atraírem mais adeptos para o movimento com um sentido vazio, apenas para preencherem as expectativas mercadológicas do capitalismo. São analisados pelo movimento como entretenimento, moda e, portanto, perdem a essência dos ideais dos antigos praticantes. O objetivo do movimento não é só a diversão, mas conseguir adeptos, não apenas para ouvirem as músicas, mas sensibilizá-los a fim de que tomem atitudes que visem ao fortalecimento das atividades Hip Hop nos bairros com: “[...] as posses (2), stúdios e bailes comunitários, as rodas de break em praças, os ensaios coletivos com vários grupos de Hip Hop, organizar festivais sem premiações de melhores disto ou daquilo [...]” (DIAS, 2005, s/p).
(2) Turma ou associação que realiza ações sociais em suas comunidades.
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...Se foi jogada de marketing ou não, o fato é que Gabriel o Pensador desde a sua primeira aparição na grande mídia não pára de compor músicas que são rapidamente absorvidas por uma massa de ouvintes. Como é o caso da música “2345 meia 78”, uma produção extremamente adversa das músicas tradicionais do rap que vinham sendo produzido no Brasil.
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...A música não vem com nenhuma tradicional critica a que os rappers estavam acostumados a ouvir na época, ao contrário trata-se de uma boa dose de humor colocada pelo cantor, contando as trapalhadas de um rapaz para conseguir marcar um encontro com uma das moças que estão marcadas em seu caderno de telefone:
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............................Fim de semana chegando e o coitado tá no osso mas acaba de
............................encontrar a solução
............................Coloca um caderninho no bolso, apanha umas fichas e corre prum
............................orelhão
............................É o seu velho caderninho de telefone com o nome e o número de um
............................monte de mulhé...
............................E ele vai ligar pra todas até conseguir chamar uma gata pra sair
............................e dar um rolé
............................2345MEIA78!
............................Tá na hora de molhar o biscoito!
............................Eu tô no osso mas eu não me canso!
............................Tá na hora de afogar o ganso!
............................Letra A, vâmo começar: Alô, por favor, a Ana Maria está?
............................(Ela saiu com o namorado. Quer deixar recado?)
............................Não obrigado, deixa pra lá.
............................Letra B, vou ligar pra essa Bianca
............................Tem cara de carranca mas dá pra dar o bote
............................Desligou na minha cara, que tristeza
............................Chamei ela de princesa ela pensou que fosse trote
............................Que se dane! É até melhor assim
............................Eu vou ligar pra Dani que ela é gamadinha em mim
............................"Oi, Danizinha, lembra do Animal?!"
............................(Não conheço ninguém com esse nome. Tchau!)
............................Deve tá com amnésia.
............................Vou pra letra "E": 2-bola-gato-69-bola-sete
............................É a bola da vez: Elizabete
............................Dizem as más línguas que ela é boa de (Alô!)
...........................Alô, a Beth está?" (Tá, mas não pode falar.
............................Ela tá de boca cheia e eu
............................tô comendo, rapá!)
............................Que azar, liguei na hora errada
............................A hora da refeição é uma hora sagrada
............................Meu caderninho de telefone parece um cardápio
............................e faz um tempo que eu não como nada
............................2345MEIA78!
............................Tá na hora de molhar o biscoito!
............................Eu tô no osso mas eu não me canso!
............................Tá na hora de afogar o ganso!
............................Letra "F", quem não arrisca não petisca. "Alô, é da casa da
............................Francisca?"
............................(Ela se mudou. Casou com um delegado de polícia. Quer o número?)
............................Tô fora, risquei da minha lista
............................Há muito tempo eu conheci a Dona Guta, uma coroa enxuta
............................Como será que ela tá? (Dona Guta? Vou chamar. Vovó! Telefone!)
............................(Heeein!??) Achei melhor desligar.
............................Tenhei o "H", o "I" e o "J". E até agora num arrumei uma... Gata
............................L, M, N, O... A cada letra que passa eu me sinto mais só
............................P, Q, R, S.O.S.! Socorro!
............................Eu já tô na letra "X"! Meu caderninho de telefones já ta perto do fim
............................E eu tô longe de um final feliz
............................2345MEIA78!
............................Tá na hora de molhar o biscoito!
............................Eu tô no osso mas eu não me canso!
............................Tá na hora de afogar o ganso!
............................Ainda falta a letra "Z", mas acabaram as fichas, o que quê eu
............................vô fazer?
............................Disque-Sex? Ah! Qualé?! Chega de conversa, o que eu quero é uma
............................mulher!
............................Já sei, vou ligar pro 102, o disque informações, não há nada errado
............................nisso
...........................(Informações, Creuza, pois não?)
............................Só queria uma informação: Pode ser ou tá difícil?
...........................(Queira desculpar, mas...)
............................Vou ligar pra Zulmira mas nem adianta, ela nunca dá mole pra
............................ninguém
............................Mas se eu já levei um fora do alfabeto inteiro
............................Quê que tem levar um "Não" dela também
.........................- Alô! Zulmira? Vai fazê o que hoje?
...........................(Ah, não sei, vamô num cinema...)
............................Quando a esmola é demais o santo desconfia
............................Essa mina deve tá com algum problema...
............................Chegando no local que ela escolheu:
..........................."Não-sei-o-que-lá-do-reino-de-Deus"
............................Olha o nome do filme: "Jesus Cristo é o Senhor"
............................É comédia? (Não é filme. O cinema acabou.
............................Virou igreja evangélica e eu só te trouxe aqui pra 'cê comprar
............................pra mim uma vaga no céu!)
............................Ah, irmã, deixa disso, minha grana só vai dar pra te
............................levar pra ir rezar lá no motel!
............................(Ai, senhor, olha onde eu vim parar!)
............................Ah... Relaxa, meu amor... Ajoelhou? Então vai ter que rezar!!
............................2345MEIA78!
............................Tá na hora de molhar o biscoito!
............................Eu tô no osso mas eu não me canso!
............................Tá na hora de afogar o ganso!
............................(Gabriel o Pensador – 2345 meia 78).
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...Uma terceira linha que é citada como vertente da música rap é o gangsta, como é conhecido nos Estados Unidos: “gênero de rap norte-americano que faz apologia (3) do modo de vida dos gangsters dos guetos negros. Ridiculariza a policia e glamouriza as atividades ilícitas e criminais” (ROCHA; DOMENICH; CASSEANO, 2001, p.144).
(3) Discurso ou escrito de louvor.
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...No tocante a essa questão, dentre os grupos de rap de São Paulo não foi possível caracterizar nenhum deles como gangsta rap seguindo as características citadas por Rocha; Domenich e Casseano.
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...A maioria dos grupos chegam a se referir à vida de um gangster, mas não vangloriando, exaltando e estimulando suas atitudes ou a escolha de assumir uma conduta de bandido por diversão ou mesmo por enfrentamento. Em muitas das músicas o que aparece para os ouvintes é a declaração de atitudes que levam as pessoas a passar para o mundo do crime como conseqüência de uma vida sem oportunidades. Portanto sua escolha é feita mais por falta de melhores opções do que por pura e simples vontade.
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...A forma com que os grupos trabalham a questão da vida do crime é colocada como uma defesa e um reflexo de tudo aquilo que as pessoas são obrigadas a tolerar nos bairros mais pobres das grandes cidades:
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............................Os cú critica, mas insisto acabado e fal
............................Quem de quintal tem esgoto com porco tipo curral
............................A criança que não anda Só tem um problema
............................Não ingere carne nem leite desnutrição extrema
............................Barrigudo inchado só pro sistema é saudável
............................Com sistema neurológico afetado
............................É robô pra ser dominado
............................Na certa não vai almejar cargo político
............................Mas vai mandar fita de vídeo torturando o seu filho
............................(O Poder que eu não quero – Facção Central).
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...Essas formas violentas de se expressar podem ser facilmente explicadas. Primeiramente, porque esses grupos geralmente são formados por integrantes que viveram ou ainda vivem em favelas e que estão acostumados a acompanhar a violência de perto. Quando não, já foram elas praticadas por eles próprios, muitas vezes para poderem sobreviver. Em segundo lugar, porque essa forma violenta de se expressar surge como um meio de mostrar uma certa coragem frente a tudo aquilo que foi obrigado a aceitar a vida toda, pois cresceu vendo a violência e o mundo da criminalidade de perto e agora a única forma que vê para dar uma resposta a tudo isso é através desse discurso cortante e belicoso.
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...Na maioria das músicas, os grupos fazem questão de alertar que aquela violência e vida de criminalidade que algumas pessoas seguem não são apenas por questão de status, e sim por conseqüência do desprezo da sociedade e das políticas públicas. Essas pessoas são levadas ao fundo do posso e vêem como única saída disso a vida do crime. Uma vida que desde criança eles viram como não aconselhável, mas em contrapartida uma vida de acesso rápido aos bens que só os playboys tem:
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............................Um dia ele viu a malandragem com o bolso cheio, pagando
............................a roda da risada e vagabunda no meio,
............................A impressão que dá, é que ninguém pode parar,
............................Um carro importado, som no talo, Homem na Estrada eles gostam,
............................Só bagaceira só, o dia inteiro só, como ganha o dinheiro, vendendo
............................pedra e pó, rolex ouro no pescoço a custa de alguém,
............................Uma gostosa do lado pagando pau pra quem?
............................A polícia passou e fez o seu papel, dinheiro na mão, corrupção à luz
............................do céu, Que vida agitada hein? gente pobre tem, periferia tem, você
............................conhece alguém, Moleque novo que não passa dos doze,
............................já viu viveu, mais que muito homem de hoje,
............................Vira a esquina, e para em frente a uma vitrini, se ve, se
............................imagina na vida do crime,
............................Dizem que quem quer segue o caminho certo,
............................ele se espelha em quem tá mais perto
............................(Racionais Mc's – Mágico de Oz).
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...Por esses grupos utilizarem a violência ou a vida de gangster como tema em suas músicas, não dá para classificá-lo como gangsta, pois é extremamente claro que seu objetivo fundamental não é fazer merchandising da vida gansgta. Muito pelo contrário, faz o alerta contra a adesão desse tipo de vida. Mostra que ela nada mais é que o fruto daquilo que o sistema criou através de sua ganância capitalista, que não pensa no conjunto da sociedade, mas só em seus interesses, desprezando aqueles que à primeira vista não fazem parte de seus planos.
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...As composições de rap brasileiras, apesar de terem algumas escassas mudanças no objetivo a ser atingido (como é o caso citado a cima do Gabriel o Pensador), no geral, ainda conservam fortes laços com questões etno-raciais, sociais, e com questões ligadas à violência, e se enquadram numas das vertentes do Hip Hop participando da vida de milhares de pessoas seja como atuante do movimento, seja como sujeito passivo.
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...Um fato que merece a atenção de todos é a massa de ouvintes que o rap está conquistando através das músicas nacionais. Talvez hoje seja um dos gêneros musicais mais acompanhados pelos jovens das grandes cidades que, ao ouvirem as músicas, começam a refletir nas questões que estão presentes também em suas vidas. A partir disso buscam uma participação maior em sua comunidade impulsionados pelos refrões cantados pelos nossos “tagarelas”.
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...O mais fascinante é que os grupos não ficam presos apenas à teoria de suas músicas, mas arregaçam as mangas agindo também com uma efetiva participação junto à comunidade com ações na busca de melhoria nas condições de vidas das pessoas, como é o caso do MC Renato de Sousa, integrante do grupo “Trovadores” citado nesse trabalho. Aos finais de semana, ele trabalha — juntamente com um grupo de pessoas, entre elas grandes nomes do Hip Hop como Nelson Triunfo — em projetos de oficinas culturais destinados a atender a comunidade na Casa do Hip Hop, em Diadema São Paulo.
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Douglas R. Machado.



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