sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

.
Introdução
.
...O Rhythm and Poetry (Rap) tem seu início na década de 1960 nos guetos jamaicanos com uma configuração diferente da que conhecemos nos dias de hoje. Na década de 1970, ele atingiu os Estados Unidos, onde se transformou tanto musical como socialmente, agregando questões e reivindicações dos jovens estadunidenses. A partir de então, o Rap expande-se para o mundo, ganhando conotações distintas em cada localidade, mas se mantendo como um fenômeno irresistível.
-
...O rap chega ao Brasil na década de 1980. Ganhou rapidamente uma massa de jovens que, por sua vez, o transformou de acordo com as características históricas e sociais nacionais.
-
...Após quase cinco décadas de seu surgimento, algumas questões são colocadas. Como o rap era em seu início? Quais eram suas principais funções sociais? E hoje será que conserva a mesma configuração inicial em todos os países? Até que ponto este movimento toma a forma de articulador das sociedades menos abastadas para a reivindicação de direitos junto ao Estado e a sociedade?
-
...Sendo assim, o objetivo desse trabalho é o de historicizar o rap, isto é, perceber sua origem e as transformações que sofreu ao longo do tempo, procurando entrever suas relações com o contexto social em que está inserido e fazer também uma análise de algumas composições nacionais apontando suas principais linhas.
-
...Na busca por respostas para as questões acima citadas, utilizei fontes como entrevistas com personagens que fazem parte do universo do rap (1) e analisei canções de vários grupos.
...A bibliografia sobre o assunto é escassa, mas alguns livros — como, Hip hop a periferia grita de Janaina Rocha, Mirella Domenich e Patrícia Casseano (2001); e Abalando os anos 90, organizado por Micael Herschmann (1997) — foram de extrema importância para o trabalho.
-
...No primeiro capitulo, é apresentado o rap jamaicano e a transformação ocorrida nos Estados Unidos, principalmente as experiências que foram de extrema importância para a atribuição de suas novas características musicais e sociais.
-
...No segundo capítulo, falo a respeito da chegada do rap no Brasil, na década de 1980, e como esse estilo musical foi inserido na sociedade nacional.
-
...No terceiro capítulo, apresento as características das composições nacionais dentro de linhas diferentes.
...
...
...1. As entrevistas serviram de base inicial para os questionamentos que o trabalho procurará responder.
.
.
.



Contador de acesso
Nº de Acessos

0 comentários: