sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

.
.
Considerações finais
.
...Hoje, é possível ver que aquelas pequenas manifestações da música afro surgidas apenas com o intuito de animar as festas dos guetos pobres da Jamaica e Estados Unidos foram se moldando e, concomitantemente, disseminando-se por várias partes do mundo. Em nossos dias, é sinônimo não só de manifestação cultural, mas de movimento social em prol de igualdades entre as camadas sociais, assumindo o distintivo de voz das pessoas que lutam também pela igualdade racial.
.
...Esse novo estilo conquista cada vez mais uma grande parcela de jovens que toma contado com suas manifestações. Diferentemente da grande maioria dos ritmos musicais, o rap funciona como uma música que, ao invés de prender as pessoas em refrões de fácil memorização, tem como propósito maior fazer com que seus ouvintes se questionem sobre o conteúdo que é passado nas letras.
.
...Mas, devo alertar que as características as quais me refiro são em especial as do Brasil, já que o rap estadunidense hoje está dotado de uma característica bem diferente, fortemente absorvida pela sociedade e mercado e é hoje um dos produtos mais fortes do mercado fonográfico. Se por um lado muitas composições do gênero atendem à necessidade de protestar e fazer denúncias contra as mazelas sociais, outras apenas têm como objetivo satisfazer as exigências dos investidores, sem ter aquela responsabilidade com temas direcionados a questões políticas ou raciais que eram a essência dos antigos movimentos. Segundo Afrika Bambaataa, um dos percussores do rap, esse tipo de composição rap: “se afastou de suas origens libertárias: ‘É repetitivo, não combina ritmos, como faz o som brasileiro [...]’” (ROCHA; DOMENICH; CASSEANO, 2001, p.126).
.
...No Brasil, apesar do grande ganho de adeptos e admiradores ao movimento, ainda é forte a resistência dos grupos à assinatura de contratos com as grandes gravadoras. Deixando os grupos com muito mais liberdade para explorar os temas que são discutidos em suas música. Em parte, essa guerra entre grandes gravadoras e grupos acaba criando uma questão. Será que os grupos ao cederem e aceitarem abertamente a assinatura de contratos com as grandes gravadoras, ao fazerem as músicas (produto final) continuarão a fazer as mesmas abordagens de hoje? Ou não, a tendência é acontecer no Brasil o mesmo que aconteceu com os grupos estadunidenses?
.
...Essas são questões que ainda estão se delineando no Brasil, mas o que posso concluir de minha pesquisa é que o rap é um movimento de proporções assombrosas, pois tem como grande arma a própria vivencia da maioria de seus interpretes, sendo talvez um dos fatores mais preponderantes para a conquista de legiões de seguidores, que vêm no rap não apenas música, mas um instrumento que perpassa a realidade da grande maioria da nação brasileira.
.
...Realidade configurada através dos anos de uma particularidade única em relação a desigualdade social e um preconceito racial totalmente disfarçado. Mas o rap tenta alertar as pessoas para essas questões e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas lutem com suas próprias mãos por melhorias na situação das comunidades pobres dos grandes centros urbanos.
.
.
Douglas R. Machado.
.
.

Contador visitas
Nº de Acessos

0 comentários: